2_Encontro_da_Conscincia_Negra106Campanha celebrou pelo segundo ano consecutivo o Encontro da Consciência Negra. O evento, que aconteceu no dia 19-11 na Praça Dom Ferrão, foi uma realização da Administração 2009/2012, com o apoio da Câmara Municipal.

O 2◦ Encontro reuniu várias apresentações, entre elas a participação de Cambuquira com terno de congada Nossa Senhora do Rosário e com o grupo de dança Axé Leléu. Já representando a cultura negra no município houve a apresentação do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário da Campanha, teatro com a Academia de Dança Nabiha Bacha Cury e apresentação do Grupo de Capoeira Barra Vento.

A homenagem do 2◦ Encontro da Consciência Negra, este ano, foi destinada aos homens negros com a escolha de representantes da comunidade, que receberam placa e troféu do evento.

A importância da mulher negra foi comemorada com o 1◦ Concurso da Beleza Negra, no qual participaram nove candidatas, sendo que as ganhadoras foram: em primeiro lugar recebendo a faixa de Beleza Negra ficou a candidata Daniela Vidal, em segundo Maísa Maria da Silva Ferreira e em terceiro lugar Priscila dos Santos.  Para encerrar o Encontro show com o grupo de pagode Nova Era, que animou o público até a madrugada.

O evento contou com o patrocínio da Lelena, O Boticário, Foto Araújo e Mercearia Nossa Senhora de Fátima.

O Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra foi estabelecido em 2003, ainda no primeiro mandado do ex-presidente Lula. A data de 20 de novembro foi escolhida para prestar homenagem a Zumbi,  líder do Quilombo dos Palmares, que  morreu neste dia no ano de 1695.

Confira as fotos do evento