Notícias

Os alunos da Escola Estadual Dom Inocêncio receberam uma atenção especial em outubro. Nos dias 18, 19 e 22 deste mês, as equipes do Programa Saúde na Escola estiveram no colégio para realizar a avaliação clínica dos estudantes.
Essa avaliação foi realizada em conjunto pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde, que tiveram como objetivo conseguir informações sobre o desenvolvimento e o crescimento dos alunos. Cerca de 340 estudantes foram avaliados, entre crianças e adolescentes, por nutricionista, dentistas e auxiliares, psicóloga, enfermeiras, educadora física, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde.
Entre as ações da avaliação clínica, estiveram a Detecção Precoce de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), a Avaliação Antropométrica, a Atualização do Cartão de Vacinação, e as Avaliações Nutricional, Oftalmológica e de Saúde Bucal. Dependendo do resultado dessas avaliações, o aluno poderá ser encaminhado às Unidades Básicas de Saúde do município para algum tipo de tratamento.
É a Prefeitura Municipal da Campanha, administração 2009/2012, cuidando da saúde de todos os nossos estudantes!

A Escola Estadual Dom Inocêncio recebeu as equipes de avaliação clínica.

Avaliao_ClnicaDSC_0036

Os alunos da Escola Estadual Dom Inocêncio receberam uma atenção especial em outubro. Nos dias 18, 19 e 22 deste mês, as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) estiveram no colégio para realizar a avaliação clínica dos estudantes.

Leia mais...

Exames pré-operatórios já foram feitos em mais de 40 pacientes.

Exames_CatarataDSC_0061

O mês de outubro de 2012 marcará um novo capítulo no sistema de saúde da Campanha. Até o próximo dia 31, as primeiras cirurgias de catarata serão realizadas em nosso município.
Quando o Ministério da Saúde publicou a portaria MS/GM 1340, em junho desse ano, disponibilizando recursos para cirurgias de catarata, a Administração 2009/2012 se prontificou, oferecendo nosso município para sediar as cirurgias na região. Após a visita dos médicos da Clínica VIBRA (que é do Rio de Janeiro, mas possui uma instalação em Itanhandu) e de Mauro Junqueira, Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Minas Gerais – COSEMS/MG, Campanha foi escolhida por sua localização estratégica, sua estrutura física e por possuir a aparelhagem necessária aos procedimentos.
A Prefeitura Municipal havia adquirido, há mais de dez anos, um microscópio cirúrgico com carona, um oftalmoscópio e uma lâmpada de fenda, que estavam encaixotados e sem utilidade, por falta de credenciamento no SUS. Agora, esses equipamentos serão utilizados para o bem estar da população.
Através da parceria entre o Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal da Campanha, a Santa Casa de Misericórdia e a Clínica VIBRA, nosso município atenderá, além dos campanhenses, pacientes de São Gonçalo do Sapucaí, Cambuquira, São Tomé das Letras e São Bento Abade.
E as consultas já começaram. Na última quarta-feira (10/10), foram feitos mais de 40 exames pré-operatórios para verificar a necessidade dos pacientes e marcar as cirurgias. Os exames foram realizados no Centro Cirúrgico da Santa Casa, no espaço onde funcionava o antigo Pronto Atendimento.  É nesse local que também serão realizadas as cirurgias.
Para marcar a consulta, o paciente precisa ir até a Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é de que exames e cirurgias de catarata sejam feitas todos os meses em Campanha. Durante os próximos dias, mais de 40 cirurgias de catarata devem ser realizadas no município. É importante lembrar que todo o procedimento é gratuito, feito pelo SUS, e cada cirurgia dura menos de meia hora.
Assim, a Administração 2009/2012 dá mais um passo rumo a excelência do sistema de saúde do município, cuidando do bem estar de todos os cidadãos!

O mês de outubro de 2012 marcará um novo capítulo no sistema de saúde da Campanha. Durante os próximos dias, as primeiras cirurgias de catarata serão realizadas em nosso município.

Leia mais...

Representantes de seis cidades se reuniram.

CIBDSC_0009

O município de Campanha foi novamente sede da Comissão Intergestores Bipartite da Microrregião de Três Corações, CIB – Micro Três Corações.
A reunião é mensal e na tarde da última quarta-feira (10/10) aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde da Campanha. O objetivo é debater temas relacionados à saúde das cidades de Três Corações, Campanha, Carmo da Cachoeira, Cambuquira, São Bento Abade e São Tomé das Letras, que integram a microrregião de Três Corações.
Estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, e membros da gestão municipal de cada cidade envolvida. Entre os diversos assuntos, foram debatidos o monitoramento das ações do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, informações sobre o agendamento do monitoramento e avaliação das ações de vigilância em saúde e apresentação e funcionamento do Protocolo de Manchester.

O município de Campanha foi novamente sede da Comissão Intergestores Bipartite da Microrregião de Três Corações, CIB – Micro Três Corações.

Leia mais...

A Prefeitura Municipal da Campanha, através dos departamentos de Assistência Social e de Saúde, realizou mutirões de pesagem e recadastramento dos inscritos no programa Bolsa Família.
Os mutirões foram feitos durante essa semana, nas unidades de saúde dos bairros Santa Tereza, Chapada, Conjunto Habitacional Dr. Jefferson de Oliveira (Cohab), São Cristóvão e Centro. Durante os mutirões, a equipe do Bolsa Família pesou e mediu várias crianças, e também recadastrou algumas famílias no programa. O acompanhamento médico dos filhos é um dos pré-requisitos para que uma família consiga se cadastrar no Bolsa Família.
Mas as famílias que perderam os mutirões não precisam se preocupar. O cadastramento continua normalmente na sala da Assistência Social, no prédio da Prefeitura Municipal, das 12h30 às 17h30.

Seis bairros da Campanha receberam as equipes do programa.

PesagemDSC_0023

A Prefeitura Municipal da Campanha, através dos departamentos de Assistência Social e de Saúde, realizou mutirões de pesagem e recadastramento dos inscritos no programa Bolsa Família.

Leia mais...

Os estudantes do quinto ao nono ano das escolas públicas e particulares da Campanha estão aprendendo mais sobre a história do nosso município. É o “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha”.
Realizado pelo Departamento Municipal de Cultura, através do SERPHAM (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico do Município), o projeto tem o objetivo de ensinar aos alunos o que é a memória cultural da Campanha, o que são e quais são seus patrimônios culturais, o que é um bem tombado, a importância da preservação e conservação desses bens, entre outros. Depois, os professores e alunos respondem perguntas sobre o que aprenderam com a palestra.
O projeto teve início no dia 11 de setembro, e está previsto para terminar no dia 26 de outubro. Os alunos da Escola Municipal Dom Othon Motta e da Escola São João – COOPERCAMP já participaram do projeto, e outras duas escolas estão previstas para as próximas semanas.
As palestras do “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha” acontecem pela manhã, a partir das 10h00, na sala de exposições do Museu Regional do Sul de Minas.

Estudantes de quatro escolas estão envolvidos no projeto.

FotoDSC_0008

Os estudantes do quinto ao nono ano das escolas públicas e particulares da Campanha estão aprendendo mais sobre a história do nosso município. É o “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha”.

Leia mais...

Governo Municipal realiza campanha de combate ao suicídio
Qua, 19 de Setembro de 2018
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Leia mais...
Convite
Qua, 19 de Setembro de 2018
CRAS completa 10 anos!
Qua, 12 de Setembro de 2018
Na tarde ontem, terça-feira (11), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comemorou os 10 anos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Campanha. O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. É um local... Leia mais...
Convite: Papo de Parto
Ter, 11 de Setembro de 2018
Capacitando o produtor!
Ter, 11 de Setembro de 2018
Na última semana a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente conduziu, em parceria com a EMATER, um grupo de produtores rurais até a cidade de Munhoz (MG) para conhecerem as técnicas de produção da batata salsa. Leia mais...