Dois dias de poesia, música e cultura mineiras.

Abril_Potico_domingoDSC_0441

O circuito esteve na cidade da Campanha nesse domingo e segunda-feira (dias 15 e 16), e trouxe muita música, poesia, teatralidade e emoção a todos que assistiram suas apresentações.

O Abril Poético é um projeto elaborado pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA - e tem o objetivo de resgatar a história e cultura de Minas Gerais, através de apresentações musicais, teatrais e de poesia. Esse foi o sétimo ano do projeto, que passa por cidades do Vale do Tripuí e Sul de Minas, e a primeira vez que passa por Campanha.

No domingo o Abril Poético começou à noite, no coreto da Praça Dom Ferrão, com o recital de poesia do grupo LESMA e apresentações musicais de Fábio Pimentel e Fernando Amarante, Tatiana Cobbete e Marcoliva, e Os Fernandes. Tanto a música quanto a poesia variaram entre a calmaria e a animação, exibindo uma enorme diversidade de ritmos e letras. A chuva não espantou o público, que participou com poesias próprias e cantou algumas músicas junto com os artistas.
Abril_Potico_domingoDSC_0379

Na manhã de segunda-feira, o grupo LESMA e a dupla Tatiana Cobbete e Marcoliva estiveram na Escola Municipal Dom Othon Motta, onde ensinaram as crianças um pouco de música e poesia. Os alunos também se apresentaram junto com os artistas, e alguns recitaram seus próprios versos. Ainda pela manhã, os artistas fizeram uma roda artística na Praça Dom Ferrão, e as pessoas que passavam pelo centro da cidade perceberam que seu dia havia ficado um pouco mais poético. Durante a tarde, houve a mostra de Abril_Potico_segundaDSC_0151curtas-metragens “Mosca encontra Lesma” no auditório da prefeitura, totalmente de graça.

As apresentações de segunda-feira continuaram à noite, nas dependências das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena. Houve uma mesa de discussão sobre poesia com a participação do Grupo LESMA, da Prof. Dra. Maria Ângela de Araújo Resende (UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei) e do poeta campanhense Geraldo Rodrigues Nogueira. Após o debate, houve a entrega de medalhas ao Prefeito Municipal, à Prof. Dra. Maria Ângela e ao seu Geraldo, como forma de homenagem e agradecimento pela participação no evento, seguido de um recital de poesia. O Abril Poético terminou com as apresentações musicais de Fábio Pimentel e Fernando Amarante e Tatiana Cobbete e Marcoliva nos jardins da faculdade.

Abril_Potico_segundaDSC_0538


O Abril Poético – Circuito Universitário foi uma realização da Prefeitura Municipal da Campanha, em parceria com a Liga Ecológica Santa Matilde - LESMA, o Departamento de Filosofia – FCCP/UEMG, a Mostra Audiovisual de Cambuquira - MOSCA 6 ½ , as Faculdades Integradas Paiva de Vilhena,  o Veículo de Estudos em Poesia e Artes – VESPA, a Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ e a Universidade Federal de Lavras  - UFLA.

Clique aqui para ver as fotos de domingo.

Clique aqui para ver as fotos de segunda-feira.

Campanha tem nova Secretária de Saúde!
Seg, 06 de Agosto de 2018
Nesta segunda-feira (6), o Prefeito Nando Belmiro reuniu-se no Gabinete Municipal com a nova Secretária de Saúde da Campanha, Rafaela Pereira Magalhães. Leia mais...
Governo Municipal da início à revitalização da área verde do Bairro José da Silva Lemes
Ter, 31 de Julho de 2018
  Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente, o Governo Municipal realiza nesta semana a revitalização da área verde do Bairro José da Silva Lemes. Leia mais...
Centenário do Maestro Walter Sales
Ter, 31 de Julho de 2018
Hoje, dia 31 de Julho de 2018, completa-se o centenário do ilustre cidadão e expoente da música campanhense Maestro Walter Sales. Leia mais...
2° Festival de Food Trucks e Amigos da Ferrugem agitam Campanha
Seg, 30 de Julho de 2018
O último final de semana foi de muita animação, boa música e boa gastronomia da Praça Dom Ferrão. Tendo início na Sexta-feira (27), o 2° Festival de Food Trucks levou os campanhenses à Praça Dom Ferrão para desfrutar de diversas opções... Leia mais...