Dois dias de poesia, música e cultura mineiras.

Abril_Potico_domingoDSC_0441

O circuito esteve na cidade da Campanha nesse domingo e segunda-feira (dias 15 e 16), e trouxe muita música, poesia, teatralidade e emoção a todos que assistiram suas apresentações.

O Abril Poético é um projeto elaborado pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA - e tem o objetivo de resgatar a história e cultura de Minas Gerais, através de apresentações musicais, teatrais e de poesia. Esse foi o sétimo ano do projeto, que passa por cidades do Vale do Tripuí e Sul de Minas, e a primeira vez que passa por Campanha.

No domingo o Abril Poético começou à noite, no coreto da Praça Dom Ferrão, com o recital de poesia do grupo LESMA e apresentações musicais de Fábio Pimentel e Fernando Amarante, Tatiana Cobbete e Marcoliva, e Os Fernandes. Tanto a música quanto a poesia variaram entre a calmaria e a animação, exibindo uma enorme diversidade de ritmos e letras. A chuva não espantou o público, que participou com poesias próprias e cantou algumas músicas junto com os artistas.
Abril_Potico_domingoDSC_0379

Na manhã de segunda-feira, o grupo LESMA e a dupla Tatiana Cobbete e Marcoliva estiveram na Escola Municipal Dom Othon Motta, onde ensinaram as crianças um pouco de música e poesia. Os alunos também se apresentaram junto com os artistas, e alguns recitaram seus próprios versos. Ainda pela manhã, os artistas fizeram uma roda artística na Praça Dom Ferrão, e as pessoas que passavam pelo centro da cidade perceberam que seu dia havia ficado um pouco mais poético. Durante a tarde, houve a mostra de Abril_Potico_segundaDSC_0151curtas-metragens “Mosca encontra Lesma” no auditório da prefeitura, totalmente de graça.

As apresentações de segunda-feira continuaram à noite, nas dependências das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena. Houve uma mesa de discussão sobre poesia com a participação do Grupo LESMA, da Prof. Dra. Maria Ângela de Araújo Resende (UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei) e do poeta campanhense Geraldo Rodrigues Nogueira. Após o debate, houve a entrega de medalhas ao Prefeito Municipal, à Prof. Dra. Maria Ângela e ao seu Geraldo, como forma de homenagem e agradecimento pela participação no evento, seguido de um recital de poesia. O Abril Poético terminou com as apresentações musicais de Fábio Pimentel e Fernando Amarante e Tatiana Cobbete e Marcoliva nos jardins da faculdade.

Abril_Potico_segundaDSC_0538


O Abril Poético – Circuito Universitário foi uma realização da Prefeitura Municipal da Campanha, em parceria com a Liga Ecológica Santa Matilde - LESMA, o Departamento de Filosofia – FCCP/UEMG, a Mostra Audiovisual de Cambuquira - MOSCA 6 ½ , as Faculdades Integradas Paiva de Vilhena,  o Veículo de Estudos em Poesia e Artes – VESPA, a Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ e a Universidade Federal de Lavras  - UFLA.

Clique aqui para ver as fotos de domingo.

Clique aqui para ver as fotos de segunda-feira.

As ações do Outubro Rosa continuam!
Ter, 16 de Outubro de 2018
A equipe da ESF da Chapada realizou uma tarde de atividades voltadas à saúde da mulher! Em um bate papo descontraído, as usuárias da ESF receberam instruções, dicas e informações sobre como prevenir doenças e ter uma vida mais saudável. Ao... Leia mais...
Feliz Dia das Crianças!
Sex, 12 de Outubro de 2018
"CRIANÇA É O QUE A GENTE NUNCA DEVERIA DEIXAR DE SER" Para o Governo Municipal todo dia é dia das nossas crianças. Investir nos nossos pequenos é construir um futuro melhor para a Campanha! FELIZ DIA!
Atenção - Rua Nicolau Navarro será mão única
Seg, 08 de Outubro de 2018
A partir do dia 20 de Outubro (sábado) a Rua Nicolau Navarro - localizada próximo à Catedral de São Antônio - será mão única, sendo permitido apenas o trânsito sentido à Rua Virgílio de Mello Franco, ou seja: Leia mais...
Merenda escolar tem novo veículo!
Sex, 05 de Outubro de 2018
O Governo Municipal adquiriu com recursos próprios um novo veículo pra o transporte da merenda escolar. Leia mais...
Programa Saúde na Escola (PSE) vai à Escola do Catiguá
Qui, 04 de Outubro de 2018
Integrar as ações entre as secretarias municipais é oferecer ao cidadão um serviço público com mais qualidade e efetividade! Leia mais...