Dois dias de poesia, música e cultura mineiras.

Abril_Potico_domingoDSC_0441

O circuito esteve na cidade da Campanha nesse domingo e segunda-feira (dias 15 e 16), e trouxe muita música, poesia, teatralidade e emoção a todos que assistiram suas apresentações.

O Abril Poético é um projeto elaborado pela Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA - e tem o objetivo de resgatar a história e cultura de Minas Gerais, através de apresentações musicais, teatrais e de poesia. Esse foi o sétimo ano do projeto, que passa por cidades do Vale do Tripuí e Sul de Minas, e a primeira vez que passa por Campanha.

No domingo o Abril Poético começou à noite, no coreto da Praça Dom Ferrão, com o recital de poesia do grupo LESMA e apresentações musicais de Fábio Pimentel e Fernando Amarante, Tatiana Cobbete e Marcoliva, e Os Fernandes. Tanto a música quanto a poesia variaram entre a calmaria e a animação, exibindo uma enorme diversidade de ritmos e letras. A chuva não espantou o público, que participou com poesias próprias e cantou algumas músicas junto com os artistas.
Abril_Potico_domingoDSC_0379

Na manhã de segunda-feira, o grupo LESMA e a dupla Tatiana Cobbete e Marcoliva estiveram na Escola Municipal Dom Othon Motta, onde ensinaram as crianças um pouco de música e poesia. Os alunos também se apresentaram junto com os artistas, e alguns recitaram seus próprios versos. Ainda pela manhã, os artistas fizeram uma roda artística na Praça Dom Ferrão, e as pessoas que passavam pelo centro da cidade perceberam que seu dia havia ficado um pouco mais poético. Durante a tarde, houve a mostra de Abril_Potico_segundaDSC_0151curtas-metragens “Mosca encontra Lesma” no auditório da prefeitura, totalmente de graça.

As apresentações de segunda-feira continuaram à noite, nas dependências das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena. Houve uma mesa de discussão sobre poesia com a participação do Grupo LESMA, da Prof. Dra. Maria Ângela de Araújo Resende (UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei) e do poeta campanhense Geraldo Rodrigues Nogueira. Após o debate, houve a entrega de medalhas ao Prefeito Municipal, à Prof. Dra. Maria Ângela e ao seu Geraldo, como forma de homenagem e agradecimento pela participação no evento, seguido de um recital de poesia. O Abril Poético terminou com as apresentações musicais de Fábio Pimentel e Fernando Amarante e Tatiana Cobbete e Marcoliva nos jardins da faculdade.

Abril_Potico_segundaDSC_0538


O Abril Poético – Circuito Universitário foi uma realização da Prefeitura Municipal da Campanha, em parceria com a Liga Ecológica Santa Matilde - LESMA, o Departamento de Filosofia – FCCP/UEMG, a Mostra Audiovisual de Cambuquira - MOSCA 6 ½ , as Faculdades Integradas Paiva de Vilhena,  o Veículo de Estudos em Poesia e Artes – VESPA, a Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ e a Universidade Federal de Lavras  - UFLA.

Clique aqui para ver as fotos de domingo.

Clique aqui para ver as fotos de segunda-feira.

Convite: Acendimento das Luzes
Seg, 11 de Dezembro de 2017
 O Governo Municipal convida você e sua família para prestigiarem o acendimento das luzes da Praça Dom Ferrão, neste sábado (16), as 20:00 horas.  Contamos com a sua presença!
Escolas Rurais realizam festa de encerramento do ano letivo!
Seg, 11 de Dezembro de 2017
Na manhã do último sábado (9), aconteceu a “Festa de Encerramento do Ano Letivo das Escolas Rurais”, no Centro Comunitário do Campo Grande. Leia mais...
Governo Municipal repassará 222.100,00 reais à instituições filantrópicas da Campanha
Qua, 06 de Dezembro de 2017
  Em uma ação conjunta entre o Executivo e o Legislativo da Campanha serão repassados recursos para subvencionar entidades filantrópicas do município. Leia mais...
Formatura do Proerd 2017
Ter, 05 de Dezembro de 2017
  A noite de ontem, segunda-feira (4), no Ginásio Poliespotivo Canário, foi dia de muita festa e alegria com a formatura do Proerd 2017! O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido... Leia mais...
Nota de Falecimento
Dom, 26 de Novembro de 2017
O Governo Municipal lamenta profundamente o falecimento do Sr. Paulo Henrique Soares, motorista da Secretaria Municipal de Educação da Campanha desde 2002, ocorrido ontem, sábado (25). Paulo Henrique destacava-se por sua atenção e cuidado no... Leia mais...