Alunos da zona rural aprenderam sobre preservação ambiental

px26

A CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais – com a participação das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente da Prefeitura da Campanha, realizou um peixamento na Usina do Xicão (Barragem), na zona rural do município, na tarde da última sexta-feira (30/03).

O peixamento é o ato de soltar os peixes nas águas de um lago, rio ou represa, a fim de proteger e repovoar alguma espécie. O evento teve a participação do coordenador regional da CEMIG, Valter Hugo, e de cerca de 60 alunos das escolas municipais do Catiguá, Professora Margarida Marques de Carvalho e do Campo Grande, todas da zona rural. As crianças aprenderam mais sobre a biodiversidade da região e a preservação da vida dos animais, soltando elas mesmas os quase 800 peixes, das espécies Curimba e Piracanjuba.

“Aprendi que a gente não pode maltratar os animais nem sujar o lago. Temos que deixar tudo sempre bem limpo e conservado pra não acabar.”

“A construção de uma usina causa um impacto ambiental muito grande. Por isso nós fazemos esse peixamento, para repovoar as águas com suas espécies nativas de peixes”, explicou Marcelo Rezende Naves, agente de relacionamento público da CEMIG. “O controle ambiental nos lagos e rios é muito importante. Precisamos repovoar as águas e ensinar às crianças a importância desse equilíbrio no ambiente onde elas vivem. Felizmente, elas participaram bastante, é uma aula prática e muito diferente”, completou.

px9

E essa aula prática deu resultado. O garoto Herbert Silva Xavier, de oito anos, estudante da Escola Municipal Professora Margarida Marques de Carvalho, já aprendeu a lição. “Aprendi que a gente não pode maltratar os animais nem sujar o lago. Temos que deixar tudo sempre bem limpo e conservado pra não acabar.”

Clique aqui para ver mais fotos do peixamento.

Capacitação em Pós-colheita de Café
Seg, 03 de Junho de 2019
Time da Prefeitura da Campanha está classificado para a próxima etapa da Copa Alterosa de Futsal
Dom, 02 de Junho de 2019
  Na tarde de ontem o time da Prefeitura da Campanha/N. Estrela goleou a equipe de São Gonçalo pelo placar de 5 X 2, em partida disputada no Ginásio Canário. Leia mais...
Educação e Meio Ambiente!
Sex, 31 de Maio de 2019
Esta semana os alunos dos terceiros anos matutinos da EM Dom Othon Motta, acompanhados das Profas. Sandra Mara Guimarães e Rosana Marfelia Ribeiro Fernandes, visitaram o Parque Estadual de Nova Baden, em Lambari, como conclusão do projeto "O... Leia mais...
Capacitando o produtor rural!
Qui, 30 de Maio de 2019
Através de uma parceria da Prefeitura Municipal da Campanha com a EMATER, 14 produtores rurais da Campanha participaram do Dia do Campo, na Fazenda São Vicente em São Gonçalo do Sapucaí. Leia mais...
Inscrições para Mutirão de Castração
Ter, 30 de Abril de 2019
  FIQUE LIGADO (A) CIDADÃO (Ã)! MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS NOS BAIRROS MANDÚ E CHAPADA! EM BREVE A AÇÃO SERÁ REALIZADA EM OUTROS BAIRROS! compartilhe!