walter_sales.jpg

Hoje, dia 31 de Julho de 2018, completa-se o centenário do ilustre cidadão e expoente da música campanhense Maestro Walter Sales.

 

Sr. Walter foi o fundador da banda que hoje leva seu nome, a "Corporação Musical Maestro Walter Sales" - que à época de sua fundação chamava-se "Corporação Musical Dom Inocêncio" - e o responsável por ensinar e apresentar a prática musical a centenas de campanhenses, difundindo cultura, conhecimento e arte na Campanha.

O Governo Municipal reconhece e valoriza a importância do legado deixado pelo Maestro para a cidade da Campanha, e agradece a todos os músicos e cidadãos que trabalham para a manutenção e valorização da tradicional Corporação Musical Maestro Walter Sales.

Confira a biografia deste ilustre campanhense:

 

WALTER SALES, EXPOENTE DA MÚSICA CAMPANHENSE

Por Lucas Furtado – Regente da Corporação Musical D. Inocêncio


Filho de José Maria Sales e Carolina Conceição Sales, nasceu em Campanha em 31/07/1918. Terceiro de sete irmãos, iniciou logo cedo seus estudos musicais, seus mestres foram: Ovídio Grilo, Avelino, Nozor Grilo, Rosa Bessa e Marcelo Pompeu. Toda a sua carreira musical foi marcada pela excelência, disciplina e amor a arte musical, tinha o chamado “ouvido absoluto”, pessoa capaz de identificar a altura das notas (sons) sem a necessidade do auxílio do instrumento. Como requintista fez parte de várias Bandas de Música da Campanha, entre elas Banda D. Ferrão e Corporação Musical D. Inocêncio, do qual é um dos seus fundadores e que a dirigiu por mais de 30 anos, participou também de outros vários conjuntos de cordas, executando o seu violoncelo, destacando-se a Orquestra Sinfônica dirigida e bem organizada pelo maestro Pompeu, em temporadas nas termas de Araxá, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu e Lambari.

Gostava muito de tocar na Semana Santa, sendo que juntamente com os senhores Enéas Pires e José do Maninho, e em várias ocasiões participaram da Semana Santa de São Gonçalo do Sapucaí compondo a Orquestra do Coral Mater Amabílis, dirigido por seu amigo Cônego Arnaldo. Fundou e participou de outros tantos grupos musicais, tais como: Hindu Jazz, Penumbra, Amigos do Ritmo, conceituado pela qualidade de seus componentes e Urgia e Nada Mais, este ultimo em animado carnaval com Lamartine Babo na cidade de Cambuquira (1939), além da expressiva participação, em 1954, da apresentação da cantora “Ângela Maria”, na Sociedade Recreativa Campanhense . Por muito tempo organizou e dirigiu vários conjuntos carnavalescos que animaram concorridos bailes no Clube Concórdia, antigo Café Torrado, Recreativa e no Campanha Esporte Clube, inclusive na sua inauguração.

O sr. Walter Sales sempre preservou os valores familiares, como bom chefe se preocupava com todos de sua casa, inclusive sobrinhos e outros parentes, com os músicos e suas famílias , seus trabalhos e suas atitudes fora do convívio da Banda de Música. Por suas mãos passaram incontáveis alunos e com todos tinha especial atenção, das fileiras da Banda D. Inocêncio, hoje Corporação Mus. Maestro Walter Sales, principalmente, saíram bons músicos que foram integrar as Bandas de Música das Forças Armadas e das Polícias Militares.


Walter Sales era exímio instrumentista, dominava vários da família dos considerados de sopro, certa ocasião ensinou algumas pessoas tocar acordeom, entre elas destacamos: Agenor Barrouin, Décio Amorim e o compadre “Chatinho”, Benedito H. Amorim, que juntamente com o Dunga e o Bessa foram companheiros de muitas jornadas, tanto no carnaval quanto nos conjuntos de baile. O sr. Walter era carismático e sonhador, tinha objetivos e opiniões próprias, virtudes encontradas apenas nos grandes homens. Em todo o tempo em que esteve na frente da Corporação, apesar de muitas dificuldades encontradas para manter a Banda, visto que esta funcionou nos porões de sua casa desde a fundação e por mais de 25 anos e com poucos recursos que dispunha na época, nunca deixou de acreditar na força, na capacidade e na qualidade do músico campanhense. O céu ganhou um mestre, mas ficaram raízes que vão crescer e multiplicar.

Em janeiro de 2010, após Assembleia Geral Ordinária ocorrida no mês de dezembro de 2009, e juntamente com a posse da nova Diretoria para o triênio 2010/2013, a Corporação Musical D. Inocêncio, passou a denominar-se: CORPORAÇÃO MUSICAL MAESTRO WALTER SALES, uma justa homenagem a um de seus fundadores.

 

CORPORAÇÃO MUSICAL MAESTRO WALTER SALES 

Reconhecida de utilidade pública Estadual Lei nº 18.391 de 15/09/09
e Municipal Lei nº 972, de 28/abril/1982
Reg. Minc. nº 987383 – SEC nº 530
CGC nº 21.425.640/0001-13
Rua Comendador Midões - 43 –37400-000 – Campanha/MG
Contato: Lucas Furtado – e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  – fones (35) 3261-1115 e 9928-1115

 

Campanha tem nova Secretária de Saúde!
Seg, 06 de Agosto de 2018
Nesta segunda-feira (6), o Prefeito Nando Belmiro reuniu-se no Gabinete Municipal com a nova Secretária de Saúde da Campanha, Rafaela Pereira Magalhães. Leia mais...
Governo Municipal da início à revitalização da área verde do Bairro José da Silva Lemes
Ter, 31 de Julho de 2018
  Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente, o Governo Municipal realiza nesta semana a revitalização da área verde do Bairro José da Silva Lemes. Leia mais...
Centenário do Maestro Walter Sales
Ter, 31 de Julho de 2018
Hoje, dia 31 de Julho de 2018, completa-se o centenário do ilustre cidadão e expoente da música campanhense Maestro Walter Sales. Leia mais...
2° Festival de Food Trucks e Amigos da Ferrugem agitam Campanha
Seg, 30 de Julho de 2018
O último final de semana foi de muita animação, boa música e boa gastronomia da Praça Dom Ferrão. Tendo início na Sexta-feira (27), o 2° Festival de Food Trucks levou os campanhenses à Praça Dom Ferrão para desfrutar de diversas opções... Leia mais...