76abc055-aa08-44db-860e-d6f51da6a442.jpg

Na última terça-feira (24), o Centro de referência de Assistência ao Cidadão (CRAS) recebeu a visita do consultor do Ministério do Desenvolvimento Social, Bernard Santos Ferraz, que coordena a equipe de consultoria do Programa Criança Feliz do Estado de Minas Gerais.

Durante a visita os profissionais responsáveis pelo Programa Criança Feliz na Campanha receberam apoio técnico e uma capacitação, que visam promover o fortalecimento do programa no Município.

Com foco na visitação domiciliar, o programa promove o desenvolvimento integral das crianças beneficiárias do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos. Já as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são acompanhadas até os 6 anos. Nas visitas, os pais são orientados por uma equipe de profissionais capacitadas sobre como promover os estímulos adequados em cada fase da vida da criança.

Confira o relato enviado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação:

Nesta semana, no dia 24/07/2018 terça-feira, Campanha recebeu nas dependências do CRAS (Centro de referência de Assistência Social), o consultor do Ministério do Desenvolvimento Social, Bernad Santos Ferraz, coordenador da equipe de consultoria do Estado de Minas Gerais do Programa Criança Feliz - PCF. O referido esteve na cidade para uma visita de apoio técnico à equipe do PCF e capacitação da rede intersetorial para fortalecimento da mesma em prol da Primeira Infância. 

O encontro contou com a presença do gestor Municipal da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Juvenal Francisco Borges; da coordenadora do CRAS, Thaís Reis Salles; da supervisora do Programa no município, Cristiane de Barros Gomes; da equipe de visitadoras do PCF município Domynique Roberta de Oliveira Esposito, Karoline Ferreira Vilela e Priscila Cristina S. P. Carvalho, também contou com representações do Comitê Gestor do PCF, Daniela Borges de Brito, Juliana Aparecida Guimarães e Claudete de Fatima Borges; da Secretaria Municipal de Saúde, Christiane de Souza Silva; do Conselho Tutelar, Marisa Aparecida Ximenes; da APAE , Maria Lucia Borges de Oliveira; da Casa da Criança, Regina Casadei; do Fórum, a Assistente Social Cleusa Maria Tavares; o gestor de Assistência Social e os visitadores do PCF do município de Carmo da Cachoeira.

A capacitação e assessoria tiveram objetivo de ampliar o conhecimento e fortalecer a capacidade da equipe e da rede quanto ao trabalho voltado à primeira infância e às famílias. Foi realizada pelo consultor técnico apresentação dos conceitos do Programa, importância das intervenções da rede junto às famílias em situação de vulnerabilidade social para que se tenha um desenvolvimento integral das crianças, e também realização de dinâmicas com os participantes sobre o tema. 

As profissionais do PCF realizaram as visitas domiciliares acompanhadas do consultor Bernard e responderam questionários sobre o PCF, após receberam junto ao gestor e supervisora do programa um feedback das visitas e atuação profissional, onde foram ressaltados os benefícios do PCF e a execução que está correta no município.

O PROGRAMA

Todo mundo torce para que seu bebê se desenvolva plenamente. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir um desenvolvimento saudável.

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e três anos (zero a seis para crianças com deficiência) ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do PCF a equipe do Programa Criança Feliz fará o acompanhamento e dará orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. 

As visitadoras serão permanentemente capacitadas em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. 

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há gestantes e crianças na família.

 OBJETIVOS

• Promover o desenvolvimento infantil integral;

• Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

• Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;

• Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;

• Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;

• Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.

 POPULAÇÃO BENEFICIÁRIA

• Gestantes, crianças de zero à até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;

• Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias.

 

Serviço público de saúde da Campanha tem novo cardiologista
Ter, 16 de Abril de 2019
Nesta semana o novo médico cardiologista do serviço público de saúde da Campanha, Dr. Renan Romano, já deu início aos atendimentos. Leia mais...
Dica: Livro da Semana
Ter, 16 de Abril de 2019
Agora toda semana você confere aqui, na página da Prefeitura Municipal da Semana, uma dica de leitura! Leia mais...
Grupo de Tabagismo nas ESF'S
Seg, 15 de Abril de 2019
AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (ESF CENTRO, SANTA TEREZA, CHAPADA, JEFFERSON DE OLIVEIRA (COHAB) E RURAL) OFERECEM AOS USUÁRIOS UM GRUPO DE TABAGISMO QUE AJUDA AS PESSOAS A PARAR DE FUMAR! Leia mais...
Buscando novos cursos gratuitos para Campanha
Qui, 11 de Abril de 2019
  Nesta semana a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Giovana Vianna, e o coordenador do CEMEPRO, Lucas Dallapé, reuniram-se com representantes do SENAC para discutir sobre a oferta de cursos profissionalizantes na Campanha. Leia mais...
Novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social
Qui, 11 de Abril de 2019
Em eleição realizada no CRAS na tarde ontem, quarta-feira (10), foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social da Campanha. Confira os eleitos: Leia mais...