PinturaRetrato-de-Dom-Pedro-II-1Retrato apresentando Dom Pedro II em posição imponente com olhar determinado, fixo à frente, típico de um imperador. A iluminação, colocando-o em primeiro plano e destacando a faixa e as condecorações, exalta a sua importância, bravura e seus méritos. O linearismo e a estaticidade da pintura insinuam um poder estável ou equilibrado, guiado por um Imperador virtuoso. A mando de Dom Pedro II, foram realizadas reproduções de seu retrato e enviados para as vilas e cidades do Brasil. O retrato que se encontra no Museu Regional do Sul de Minas, pertencia á Câmara Municipal.

Retrato feito com óleo e tela, armação em madeira e com a técnica óleo sobre tela. Moldura em madeira e gesso. Policromia em tons de preto, verde, vermelho, azul, marrom, branco, dourado, ocre, rosa e bege. Retrato pintado nos moldes dos cânones acadêmicos neoclássicos. Figura retratada com as condecorações da Ordem Imperial do Cruzeiro e da Imperial Ordem da Rosa. A postura centralizada e estática da figura, seu olhar esquerdo na parte mediana do quadro, a rigidez das linhas e contornos ressaltam as características acadêmicas do retratado.

PinturaRetrato-de-Dom-Pedro-II-2