Os estudantes do quinto ao nono ano das escolas públicas e particulares da Campanha estão aprendendo mais sobre a história do nosso município. É o “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha”.
Realizado pelo Departamento Municipal de Cultura, através do SERPHAM (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico do Município), o projeto tem o objetivo de ensinar aos alunos o que é a memória cultural da Campanha, o que são e quais são seus patrimônios culturais, o que é um bem tombado, a importância da preservação e conservação desses bens, entre outros. Depois, os professores e alunos respondem perguntas sobre o que aprenderam com a palestra.
O projeto teve início no dia 11 de setembro, e está previsto para terminar no dia 26 de outubro. Os alunos da Escola Municipal Dom Othon Motta e da Escola São João – COOPERCAMP já participaram do projeto, e outras duas escolas estão previstas para as próximas semanas.
As palestras do “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha” acontecem pela manhã, a partir das 10h00, na sala de exposições do Museu Regional do Sul de Minas.

Estudantes de quatro escolas estão envolvidos no projeto.

FotoDSC_0008

Os estudantes do quinto ao nono ano das escolas públicas e particulares da Campanha estão aprendendo mais sobre a história do nosso município. É o “Projeto Educação Patrimonial: Conhecendo o Patrimônio Cultural da Campanha”.

Leia mais...

No dia 02 de outubro de 1737, o ouvidor José Cipriano da Rocha chegava a uma terra de solo fértil e muitas riquezas, entre elas minas de ouro. Esse povoado recebeu o nome de São Cipriano, passando mais tarde à freguesia, depois à vila e por fim à cidade da Campanha, que seria a primeira de muitas cidades que surgiriam na região Sul das Geraes.

Campanha_panoramica

Campanha é considerada a cidade que deu origem ao Sul de Minas, devido a sua extensão territorial que compreendia toda essa região, além de uma parte do Estado de São Paulo. Por isto, ficou conhecida como “Campanha: Aqui nasceu o Sul de Minas”.

O município foi edificado sobre uma colina agradável, possui clima ameno com temperaturas que variam de 26,3° C a 14,6° C. Sua população é de 15.433 habitantes.     Campanha é um misto de tradição e contemporaneidade. Casarões do século XVIII se enfileiram nas ruas calçadas com paralelepípedos, onde diversos estilos arquitetônicos antigos convivem com construções modernas, o município possui expressivo artesanato em fios e fibras, esculturas em madeira e bordados, além de uma culinária tipicamente sul mineira. A religiosidade é outro fator marcante no município, que é sede do bispado.

O município foi também berço de ilustres cidadãos, como Cientista Vital Brazil, Escultora Maria Martins e Padre Victor. Por Campanha também passaram personagens importantes da história do país, como princesa Isabel e o Conde d’Eu, o inconfidente Alvarenga Peixoto e Bárbara Eliodora, além dos escritores Euclides da Cunha e Manoel Bandeira.

Ainda no município encontram-se inúmeros acervos de bens móveis, integrados e documentados, que registram toda importância cultural do município que integra o projeto Estrada Real, é porta de entrada do Circuito das Águas e sede da Rota Turística Religiosa: Caminho de Nhá Chica e Padre Victor.

Por todas essas características, Campanha é uma das cidades mais visitadas por quem busca riqueza cultural e histórica, e que também deseja conhecer a já tradicional hospitalidade mineira.

Texto: Departamento Municipal de Turismo

O Complexo Municipal de Saúde e o Pronto Atendimento foram inaugurados.

Obras_SaudeDSC_0190

A última segunda-feira (02/07) foi um dia histórico para Campanha. O Pronto Atendimento Municipal e o Complexo de Saúde foram inaugurados durante a manhã, marcando uma nova fase em nosso município.

Leia mais...

A praça, que antes estava em condições inadequadas, é o novo local para o lazer das crianças.

Jardim_CohabDSC_0109

A Prefeitura Municipal da Campanha entregou mais uma obra nesse final de semana. No domingo passado, 1˚ de julho, os moradores do Conjunto Habitacional Dr. Jefferson de Oliveira (Cohab) receberam o novo Jardim Recreativo Elaine, Juninho e Luciano.

Leia mais...

caixa-sugestoes
img_portal_transparencia
banner-sic